2. Resenha Histórica
 A Luta Olímpica foi introduzida no inicio dos anos 80, no Colégio de Sta. Catarina, onde então deu os primeiros passos como lutador o nosso ganso João Pedro Pais. Em 1986, por razões desconhecidas, os nossos alunos deixaram de praticar a modalidade passando alguns dos jovens lutadores, a praticar Luta Olímpica noutros clubes.

Em 1999, David Maia, lançou um desafio ao Colégio Dª Maria Pia, propondo o regresso da modalidade, depois de vários anos de ausência. A modalidade reiniciou com apenas alguns jovens, todos eles alunos internos.
No ano seguinte,os alunos começaram a participar em competições nacionais, em representação do Casa Pia Atlético Clube (CPAC).
No inicio de 2009, depois de inaugurada a primeira sala de Luta Olímpica, o nosso técnico apresentou um novo projecto ao CED Dª Maria Pia, chamado, Escola de Luta Olímpica – “WRESTLING KIDS”.
O projecto incluía a prática de Luta Olímpica gratuita para todos os alunos do primeiro ciclo.
Actualmente, mais de 100 alunos praticam a modalidade de forma gratuita no âmbito deste projecto.

Ao longo deste percurso de 13 anos, alguns destes alunos já representaram as cores nacionais em torneios internacionais, campeonatos europeus e mundiais, tendo obtido alguns resultados de destaque dos quais daremos conta mais à frente.
Mas, mais importante que tudo isto é o currículo que nos orgulhamos de ter ao serviço da melhoria da oferta educativa, desportiva e cívica de todos os jovens que integraram este percurso.