LUTA OLÍMPICA
Um Desporto Milenar, Um Desporto Para o Milénio
 
1. Apresentação da Modalidade
 A Luta Olímpica é um desporto individual que pode ser praticado por indivíduos de ambos os sexos. Ao contrário da maioria das modalidades, a Luta não implica a obrigatoriedade de nenhuma altura, nenhum peso, nenhum tamanho, nenhuma nem raça.
A Luta Olímpica é, como o próprio nome indica, um desporto de combate olímpico.
Por se considerar que afundamental a segurança dos praticantes, não são permitidas pancadas, luxações e estrangulamentos.

É constituída por 3 estilos diferentes, a saber:
  • Luta Greco-Romana, onde só são permitidos gestos técnicos de ataque e defesa da cintura para cima;
  • Luta Livre-Olímpica, onde são permitidos gestos técnicos de ataque e defesa com todo o corpo;
  • Luta Feminina, que tal como na Luta Livre-Olímpica são permitidos gestos técnicos de ataque e defesa com todo o corpo, mas é praticada por atletas do sexo feminino.
Além de cumprir com os fundamentos que qualquer desporto promove, tal como, o desenvolvimento de capacidades básicas como a força, o equilíbrio, a velocidade, a agilidade e a intensidade, a Luta Olímpica é uma oportunidade excepcional para promover o contacto regulado, eliminando comportamentos agressivos próprios de um jovem em desenvolvimento.
O objectivo do combate consiste em dominar sem magoar.
A Luta Olímpica tem uma história fascinante, com raízes profundas supostamente presente em todas as grandes culturas do planeta.
Na actualidade são atribuídas nos Jogos Olímpicos 72 medalhas nos 3 estilos da Luta Olímpica, fazendo desta, a seguir ao Atletismo e à Natação, a modalidade que mais medalhas atribui no programa dos Jogos Olímpicos de Verão.
A nível nacional a Federação Portuguesa de Lutas Amadoras coloca anualmente em disputa 168 medalhas nos Campeonatos Nacionais dos diversos escalões e estilos e 336 nos respectivos Campeonatos Regionais, tornando esta modalidade bastante apetecível para as Instituições que queiram enriquecer o seu palmarés numa modalidade olímpica e numa federação que é a 9.ª mais antiga do movimento associativo nacional (fundada em 1925).